sexta-feira, 2 de outubro de 2020

SÓ POR HOJE... Sobre como frequentar o Narcóticos Anônimos me ajudou com minha compulsão e ansiedade

 Olá borboletinhas!

Eu demorei tanto a aparecer por aqui que as coisas estão diferentes...

Primeiramente, eu nunca usei drogas - pelo menos não entorpecentes - eu ía lá em apoio a um amigo mas quem mais se beneficiou com isto fui eu mesma. Eu frequentei o N.A. por aproximadamente um ano e toda aquela dinâmica contribuiu muito no início do meu tratamento contra a compulsão alimentar pois os relatos dos adictos (dependentes químicos do uso de drogas, em recuperação ou não) não me parecia tão diferente assim do que eu vivia em relação à comida; foi aí que o termo fissura passou a fazer parte do meu vocabulário para se referir àqueles momentos em que parecia impossível resistir a querer comer qualquer coisa. Vencer um momento de fissura é muito gratificante, faz você se sentir mais forte e motivado a continuar em contrapartida ceder pode colocar tudo a perder, pois uma recaída leva à outra e à outra e assim sucessivamente.  A identificação foi apenas um primeiro ponto e por que eu digo que me ajudou com a ansiedade? Porque você não é obrigado a falar, embora se quiser quem mais ganha com isso é você, mas precisa ouvir e vai parecer meio cruel o que vou dizer mas é verdade: ouvir os problemas dos outros torna os seus problemas menores; além disso, esperar sua vez de falar, se for o caso de você querer se abrir e você pode fazer isso, é um grande exercício de auto controle. No N.A. você não conhece só adictos (esse é o termo que eles mais usam, raramente você ouvirá falar em vício) mas também familiares que convivem  com a adicção: pais, mães, companheiros que são codependentes e sofrem tanto quando os primeiros e esses são os relatos que mais contribuem para o momento. Embora a pessoa que preside a reunião tente controlar o tempo de fala de cada pessoa para que não se estenda demasiadamente, a duração da reunião vai depender de quantos participantes tiverem e às vezes alguém precisa realmente falar mais. A reunião ocorre em dois momentos: Dispostos em círculo, após a oração da serenidade (pois o movimento tem origem na igreja católica mas todos são livres para manifestar ou não sua fé ou falta dela) cada participante, em sentido horário, tem sua vez de falar iniciando com a apresentação do nome, se for a primeira vez que está ali ou há membros novos na reunião seguindo com o relato de porque está ali e se quiser dizer como foi sua semana, as dificuldades que enfrentou, as lutas que venceu, lições que aprendeu pode ficar à vontade para fazer isso mas é opcional e encerra a fala com OBRIGADO (em gratidão a atenção que todos tiveram em ouvir). Após um breve intervalo ocorre um segundo momento que chamamos de ajuda mútua e novamente, cada participante, na sua vez, pode falar, diretamente para algum outro participante ou para o grupo mais algumas palavras que podem ser um conselho, uma palavra de incentivo ou simplesmente agradecer pela reunião. Encerra-se todos de pé, dando as mãos e recitando novamente a oração da serenidade e o lema "Só por hoje, força!" e nos despedimos com palmas, pois todos venceram mais um dia!

Este foi o único grupo de ajuda mútua em que eu participei mas acredito que toda situação se beneficiaria de um. No início vai parecer estranho, você pode chegar tímido e nem querer falar mas com o tempo você vai perceber que não só tem muito a aprender com todos que estão ali como também tem muito a contribuir e transformar a sua dor em alívio para a dor de alguém é algo sempre bom de se considerar. Outro dia eu estava vendo um vídeo da Taís Godinho do blog e canal do youtube "Vida organizada" em que ela falava justamente isso, como vítima da ansiedade  ela chegou num ponto em que pensou "Se eu não puder me curar, então que eu cure os outros".

Acho que eu me perdi um pouco aqui e já nem sei mais o que eu pretendia com este artigo mas espero sinceramente que seja útil para alguém. E eu faço um apelo a você, eu sei que não estamos mais no setembro amarelo mas se você estiver enfrentando qualquer tipo de dificuldade, de qualquer ordem em sua vida, procure ajuda e se já estiver fazendo algo a respeito e não estiver funcionando, tente outra alternativa, e outra, e outra, só NÃO DESISTA a sua força incentivará outras pessoas a não desistirem também e para finalizar, deixo para vocês a oração da serenidade:

"Concedei-nos Senhor, a serenidade necessária, para aceitar as coisas que não posso modificar, e coragem para modicar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras. Só por hoje FORÇA!"

Fiquem com Deus e até mais...

Foto com minha gatinha Depp, o melhor antidepressivo que eu conheço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário