sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Churrasco na Ronda Crioula 2013

Olá,

hoje, aqui no RS é feriado.



Em 20 de setembro de 1835, os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre. Iniciou-se a Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos.


A Guerra dos Farrapos, também chamada de Revolução Farroupilha, é omais longo conflito armado ocorrido em território brasileiro (teve início em 1835 e terminou em 1845). É considerada uma das mais importantes passagens da história do Rio Grande do Sul, um marco da formação social e política do Estado. A importância do dia 20 de setembro é tão grande que em 1978 foi decretado feriado em todo o Estado pela lei estadual 4.453/78.


Durante toda a semana os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) realizam eventos alusivos à data.
A ideia é ressaltar a tradição local e para isso usamos roupas típicas, ouvimos música regionalista e dançamos ao som das mesmas os rítimos locais, tudo isso enquanto o churrasco está assando e o chimarrão rola solto na roda.

A secretaria municipal para o qual presto serviço (sou funcionária pública) possui um piquete no CTG mais famoso do município - o Rancho da Saudade. Piquete é um galpão rústico, usado para reuniões tracionais, 


Ontem foi o dia de nossa Secretaria realizar seu churrasco no piquete;



Enquanto o churrasco não fica pronto o jeito é matear:


Quando a chaleira chia, a água está pronta pro mate.


Eu não tomo chimarrão, mas meu marido gosta.

A medida que a carne ficava pronta o assador cortava os pedacinhos, e a gente ía comendo com farofa - assim da gamela mesmo:



Meu marido e eu fomos para lá cedo, logo depois do expediente, mas a maioria passou em casa primeiro e foi chegando aos poucos ao acampamento que só lotou quando já havia caído a noite. Aí que serviram, de verdade, o churrasco junto com as saladas.


Figurino da vez:


As prendas usam vestido, que é comprido e rodado para valorizar as danças; este meu é mais moderno com detalhes de favo de mel no peito, mas tradicionalmente ele tem muitos babados e mangas bufantes.
Nos pés o mais comum é usar sapatilhas de invernada - que tem um saltinho - eu tenho mas como trabalhei o dia todo vestida assim preferi usar essas botinhas que são mais confortáveis.


Até se usa os cabelos soltos, mas o mais comum é usar penteados - geralmente com transas; esse coque parece complicado mas é muito fácil de fazer e fica lindo - aprendi no canal "Secretos de chicas" (http://www.youtube.com/user/Secretosdechicas). 
Seja solto ou preso o que não pode faltar é um arranjo de flor pra enfeitar.


Os peões usam camisa, bota de cano longo, bombacha (essas calças largas, sempre por dentro das botas) às vezes com detalhe dos lados, guaiaca (que é um sinto com um bolsinho que era usado para carregar moedas) chapéu e lenço no pescoço (nesse caso meu marido não tem). Usam-se lenços de várias cores mas o mais comum é o vermelho, pois era a cor que os soldado farroupilhas usavam durante a guerra que deu origem ao feriado.

Quando a noite cai, o frio aumenta e há que se colocar um agasalho:





Alguns objetos de campanha:




A cultura Tradicional Gaúcha é muito rica e não dá pra falar de tudo num único artigo!

Fiquem com Deus e até mais...