quarta-feira, 20 de julho de 2016

Livro da vez: O lado mais sombrio #MLI2016

Olá,

a maratona literária de inverno tem sido um fraocasso pra mim.
Meu marido e eu estamos de licença do trabalho e passamos a maior parte do tempo vendo filmes, então acabo não conseguindo  ler, mas ontem meu pai veio colocar o forro na área da frente e meu marido teve que ajudar e eu passei quase o dia todo lendo.

Eu estava na página 223 de "O lado mais sombrio" - que tem 367pags - e no fim do dia faltava menos de um capítulo para terminar o livro, o que fiz hoje de manhã.



Este livro vai tratar da tataraneta da Alice (sim, aquela do país das maravilhas) e da maldição que assola as mulheres de sua família levando-as a loucura e para salvar sua mãe de um tratamento com eletrochoque Alyssa deve voltar ao País das Maravilhas e consertar o que Alice fez de errado e quebrar a maldição. Na viagem ela acaba levando junto, sem querer, seu amigo de infância Jeb por quem nutre uma secreta paixão mas o seu anfitrião no submundo Morfeu fará seus sentimentos balançarem... e é nesse mundo maluco que ela vai se encontrar e aprender mais sobre quem realmente é.

Eu comecei gostando muito. Rolou de cara uma identificação com a personagem principal pois assim como ela eu também coleciono insetos (no meu caso só os fofinhos) mas depois que ela foi para opaís das maravilhas eu fui perdendo o interesse pois a história desconstrói completamente o lugar como o conhecemos e como eu gosto muito da história original isso me decepcionou um pouco fazendo com que eu deixasse a leitura de lado por um tempo; mas como não gosto de abandonar livros retomei ontem, até por que a continuação dele está na minha TBR da Maratona Literária de Inverno e é o livro dessa semana. A medida que prossegui na leitura fui gostando mais da história e terminei o livro gostando muito, muito mesmo! Além das referências ao livro do Lewis Carol percebi uma semelhança com o filme do Tim Burton e minha suspeita se confirmou quando li os agradecimentos:


"Um agradecimento muito especial para Lewis Carroll e Tim Burton. Sem seu gênio artístico, personagens brilhantes e paisagens bizarras, eu nunca teria me inspirado a escrever este livro."  

Com essa rápida leitura pude observar uma coisa: o quanto é "fácil" ler literatura contemporânea basta ter algum tempo livre e se pode ler um livro inteiro de uma vez, diferentemente de literatura clássica o que para falar a verdade me agrada bem mais. Ainda assim "O lado mais sombrio" me agradou bastante por ser um livro sobre fantasia que é o meu assunto favorito em literatura e ser ambientado, ainda quede modo distorcido, no País das Maravilhas que é um dos 'universos' de que mais gosto - batendo carreiro focinho a focinho com Nárnia.

Então por enquanto é isso, agora 'bora' ler " Através do Espelho" e logo porque andei vendo e parece que já tem 'uma pá' de outros livros da autora ainda nesse universo. Conto como foi a leitura em um próximo artigo.

Que tenham um dia pleno, fiquem com Deus e até mais...