segunda-feira, 2 de junho de 2014

Projeto Disney: Branca de Neve e os 7 anões (com Spoiler)

Olá,

semana passada eu fiquei resfriada e acabei faltando ao balé então pude dar início a um projeto pessoal que tenho vontade de fazer há algum tempo: assistir todos os filmes da Disney.
Já que é pra ver tudo decidi começar pelo primeiro longa produzido:


Branca de Neve não é nem de longe minha princesa favorita, sempre achei ela a mais sem graça de todas e talvez por isso ainda não havia visto este filme; a considero ingênua demais.

Gosto muito dessas adaptações novas que tem sido feitas dos contos-de-fadas, mas não consigo gostar das de Branca de Neve (ex. "Espelho meu" e "Branca de Neve e o Caçador) e agora sei por quê, eu simplesmente não gosto dessa história.

Sobre a ingenuidade da Branca: ela fugiu do caçador que iria matá-la a mando de sua madrasta e refugia-se na casa dos anões que antes de saírem para trabalhar no dia seguinte a advertem para não falar com estranhos pois a rainha é uma bruxa e quer matá-la, no entanto quando uma velha aprece do nada oferecendo maças ela é pura demais pra desconfiar de uma pobre velhinha. Os animaizinhos desconfiados tentam impedir que Branca pegue a maçã e a derrubam no chão, a velha se vira em dez pra pegar a maçã. Por que se a sexta tá cheia de maçãs? que diferença faz aquela ou outra maçã? Dá pra desconfiar... não bastasse isso a velha fica dizendo pra Branca que aquela maçã é especial que pode conceder desejos a quem mordela - quando a esmola é demais o santo desconfia - e a Branca de Neve cai.

Quem me conhece sabe o quanto gosto de histórias sombrias, mas visto ser um conto de fadas essa história é macabra demais pro meu gosto: sabemos que a Branca de Neve não morre ao morder a maça, ela está apenas enfeitiçada e PARECE morta, mas os anões não sabem disso e pensam que ela morreu mas o que eles fazem? eles não a sepultam, em vez disso a colocam em um caixão transparente e a ficam admirando enquanto debulham-se em lágrimas. E tem também o príncipe, alguém me diz como essa pessoa ficou sabendo que a moça tava lá? os únicos que sabiam eram a bruxa que não ía contar que matou BN - até porque ela caiu no penhasco, os animais - que não falam, não nesse filme - e os anões - que não arredaram o pé dali; além disso ele dá um beijo nela - lembrem que todos pensam que ela morreu - ele beijou uma morta!!! E essa é uma história para crianças...

E a cereja do bolo: quando o Príncipe a beija o encanto se desfaz, porque é isso que acontece em contos de fada, ela sobe na garupa do cavalo e vai viver feliz para sempre no palácio porque ela é ingênua pra ser envenenada pela Bruxa disfarçada mas não para deixar o Príncipe no cavalo branco passar.

Ficaram decepcionados com a acidez dos meus apontamentos?

Fiquem com Deus e até mais...