sexta-feira, 22 de maio de 2015

Livrinhos: Antologia poética - Apparício Silva Rillo

Olá,


há quase dois ano e meio eu ganhei uma porção de livrinho dos quais falo neste artigo aqui http://kikalealbutterfly.blogspot.com.br/2013/01/surpresa-e-video.html . Desde então venho lendo-os aos poucos e hoje concluí a leitura de mais um:



Não sou a maior fã de poesia, acho bonito mas é só. Conheço algumas que são especiais pra mim e até cheguei a escrever alguns poemas (de verso livre e branco) na adolescência, mas hoje em dia não fazem parte do meu estilo literário favorito e por isso raramente pego algum para ler.

Abrindo um parêntese, eu tenho um hábito que algumas pessoas podem achar grotesco mas pra mim é perfeitamente normal: eu leio no banheiro. Para tais leituras eu prefiro algo mais dinâmico em vez de um livro extenso e por isso julguei ser o momento perfeito para eu dar cabo da leitura desse livro - fecha parêntese.

Eu não gosto tanto de poesia porque não é algo que fica, no meu caso, no final da leitura. No caso de uma história, em prosa, você grava os pontos principais como se fosse um resumo na sua cabeça e até algum detalhes que lhe chamaram a atenção; mas no caso das poesias isso não acontece, a menos que eu tenha lido alguma poesia que tenha me emocionado demais ou achado muito bonita. Existe sim o prazer na leitura mas ele ocorre durante o processo.

Enfim, enquanto lia gostei de algumas poesias e de outras nem tanto. Lembro de ter gostado de uma especialmente mas como sabia que iria esquecer fotografei:

Não me julgo capaz de analisar uma poesia do ponto de vista artístico, me limito a dizer que gosto ou não.
Minha vida não mudou após ler esse livro, no entanto se não foi lá a leitura mais prazerosa que já fiz ao menos serviu para ajudar a passar o tempo, já que todos precisamos ir ao WC e porque não usar desse tempo para ler alguma coisa mais interessante do que rótulos de shampoo (não negue, você já fez isso e se não fez não está livre de um dia vir a fazer).


Fiquem com Deus e até mais...