sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Livro do mês: O Oceano no fim do Caminho - Neil Gaman

Olá, 

ontem eu terminei de ler



Que livro confuso! Deixou "Alice no país das maravilhas" no chinelo!

[O personagem principal, que não tem nome, está num velório próximo ao lugar onde passou sua infância; ele decide sair dali e dirige até onde ficava sua antiga casa mas ela não se encontra mais lá então decide ir até o final da rua onde fica a fazenda onde vivia uma amiguinha sua. Lá chegando ele encontra uma senhora, que ele pensa ser a mãe da garotinha e pede para ir até o quintal onde ficava um pequeno lago de patos; ele se esforça para lembrar de como a menina chamava aquele lago e... ao lembrar que ela o chamava de OCEANO ele lembra também de tudo o que aconteceu no verão em que conheceu Lettie Hempstock.]

A história começa sem te dar qualquer pista de encontrar fenômenos fantásticos.
Num primeiro momento eu me identifiquei com o personagem: um garotinho solitário que gosta de ler, ele tem uma irmã (eu não tenho) mas prefere se isolar e se refugiar nos livros.

Não vou negar que a leitura me prendeu até o final, porque a escrita descritiva dele me fazia enxergar a história dentro da minha cabeça, mas confesso que tenho um pouco de receio de dizer que gostei deste livro.
Estou um pouco decepcionada comigo mesma, pois eu queria ter percebido com a leitura o que outras pessoas que leram e falaram dele perceberam - até agora estou tentando encontrar a tal reflexão de que Tati Feltrim falou aqui https://www.youtube.com/watch?v=zVaFoazjREI e não, eu não me encontrei com a criança que eu era aos sete anos (Alice, fez isso comigo).

Eu adoro fantasia e estou acostuma a embarcar das maiores viagens que se possa imaginar, é fácil me fazer acreditar em qualquer coisa porque eu consigo ver sentido em quase tudo, mas este livro para mim não possui sentido algum. Ainda comparando com Alice, que se trata de um sonho, aqui não; é tudo uma lembrança realmente. Acho as soluções do problemas aparentemente sem solução deste livro muito repentinas e isso me incomodou. (Talvez porque eu não tenha conseguido voltar a ter sete anos)

Não posso deixar de falar que acho essa capa pavorosa, ela me dá medo!

Comente, se já leram este livro e o que acharam.

Fiquem com Deus e até mais...