quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cabelo mega longo

Olá,

vou contar para vocês a história do meu cabelo:
eu nasci prematura, sem os cílios e sem unhas, mas cabeluda eu sempre fui.
Meu cabelo era preto e bem cheio, diferente da maioria dos bebês que logo que nascem tem mal, mal uma penugem. Depois ele foi ficando mais claro.
Aos dois anos meu cabelo já tinha atingido os ombros de desde que me conheço por gente uso cabelo comprido; mas comprido meeeeeeeeeeeeesmo!
Aos onze anos meu cabelo batia embaixo do bum-bum.
Quando criança eu queria cortar chanel, porque via as atrizes da TV e achava bonito, mas meu pai nunca deixou; depois eu cresci e aí fui eu que não quis mais cortar.
Adoro meu cabelão, ele é minha identidade, minha personalidade, o que me faz diferente dos outros.
Por duas vezes eu o cortei pelo cotove-lo e por duas vezes descolori com água oxigenada mesmo em casa, sozinha (não aconselho fazer isso; comigo não aconteceu nada mas todo cuidado é pouco).
Meu cabelo não dá trabalho nenhum, ao contrário do que as pessoas sempre me perguntam:
- eu lavo só uma ez por semana, pois é quando dá tempo - se estou de férias em casa lavo duas vezes por semana pois ele não é muito oleoso.
- penteio todos os dias, mas não sou neurótica não fico desembaraçando toda vez que vejo um nozinho;
- corto apenas uma vez por ano, pois meu cabelo é comprido porque sempre o mantive assim ele não cresce muito rápido e depois de adulta ele estacionou na cintura e não cresce além disso, quando eu corto e torna a crescer não passa daí; sei que o correto é fazer uma manutenção a cada 2 ou 3 meses, mas a vida é tão corida que quando eu vejo já passou um ano de novo. Não sou o tipo de pessoa que enjoa fácil das coisas e não vejo por que ficar mudando de cabelo toda hora. Agora estou querendo cortar, mais para dar saúde pro cabelo mesmo, mas como não decidi o que quero fazer vou adiando.
- não invisto muito com produtos pro cabelo: uso um xampu e um condicionador bom e só. Na verdade nem preciso escolher muito. Tem aqueles com que meu cabelo fica melhor, mas em geral ele se dá bem com quase tudo. Pra ser sincera a época que ele esteve mais bonito eu lavava com xampu de camomila (pra clariar) e creme Rince (que não sei se ainda existe).
- o grande diferencial do meu acabelo, penso eu, é que eu deixo ele livre. Não faço mil e um tratamentos (embora eu ache que ele precisa de uma hidratação), não uso chapinha, raramente uso secador e só usei baby liss no meu casamento.
Claro que o fato dele ser liso facilita muito.
Como ando querendo cuidar um pouco mais dele, pesquisei cuidados essenciais para quem tem cabelos longos (no meu caso mega longo) e encontrei este site:
http://mdemulher.abril.com.br/cabelos/reportagem/cuidados-dia-dia/seis-dicas-deixar-cabelo-longo-mais-bonito-622592.shtml
queria colar o texto aqui mas não consegui copiar, então se alguém tiver interesse clica no link.

Fiquem com Deus e até mais...

3 comentários:

  1. Oi Kika!
    Deixa-me partilhar algo contigo... nasci com uma pequena cabeleira bem escura que dava pelo meio das costas (segundo a minha mãe), depois quando veio cabelo novo, veio lourinho e assim foi por muitos anos. Apesar de ter o cabelo cortado à rapazinho quando andava na escola primária, depois a minha mãe deixou-o crescer e quando tinha 8 anos dava-me por baixo "dos fofos" (como dizia na altura).
    Eu gostava muito do cabelo assim comprido, mas uma tia minha disse que me ia cortar apenas as pontas, fez uma trança e cortou-mo pelos ombros. Fiquei-lhe com um pó! rsrs

    Usei assim um tempo, mas como não gostava cortei mais um pouco a ver se melhorava... aos meus olhos não melhorou. Usei-o uns anos assim, mas lá o fui deixando crescer. Voltei a usá-lo como antes e nunca mais o cortei curto. Este ano faço 42 anos, mas o cabelo abaixo da cintura faz também parte da minha identidade. De vez em quando (para aí de uns 3 em 3 anos), lá o corto pelo meio das costas e até dói, mas é pela saúde do cabelo.

    Também não tenho grandes cuidados com ele, só no ano passado comecei a usar de vez em quando o óleo de côco para o hidratar e o vinagre para o amaciar. Também só o lavo de 1 a 2 vezes por semana e nunca me deu muito trabalho, embora os outros pensem que sim. Também não uso secador ou chapinha, nem costumo fazer penteados para além de trança quando está mais calor ou vento.

    Fiz uma vez permanente na vida e pintei-o de ruivo uma outra (com tinta henna que sai com as lavagens), de resto... natural e selvagem. rsrs
    Tenho fios e cabelo de todas as cores, é meio liso, mas com jeitos e gosto dele assim. Gosto de mim assim. :)

    Partilho isto contigo porque parece que coleccionamos semelhanças e vi na tua história mais umas quantas.

    De resto, estou a gostar muito de te ler e conhecer. ;)

    Beijo de bom final de semana!
    Sofia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que te vi a primeira vez chamou minha atenção o comprimento do teu cabelo.

      Excluir
    2. Assim que te vi a primeira vez chamou minha atenção o comprimento do teu cabelo.

      Excluir