segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Resenha: As Crônicas de Nárnia

Olá, 

eu re-assisti os filmes da série e vou falar pra vocês um pouquinho sobre:


Eu li cinco dos sete livros da série e acho mesmo uma pena que a produção dos filmes tenha pulado algumas histórias, mas gosto muito dos que foram feitos.

As histórias dos livros são:

 I – O Sobrinho do Mago
 II – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
 III – O Cavalo e seu Menino
 IV – Príncipe Caspian
 V – A Viagem Do Peregrino Da Alvorada
 VI – A Cadeira de Prata
 VII – A Ultima Batalha


Existe uma compilação com os sete volumes (capa com imagem acima) mas eu prefiro ler em fascículos.

Obras adaptadas para o cinema:


Simplesmente fantástico (isso pode soar redundante)!
Embora não seja a primeira história da série tem cara de começo e muito pouco se perde do contexto.
Nárnia é um país extraordinário porém ameaçado pelo governo da rainha branca e cabe ao filhos de Eva (os quatro protagonistas)  derrotarem a rainha déspota, mas nada disso será possível sem a ajuda do verdadeiro Rei de Nárnia, Aslan.
Desde a primeira vez que assisti este filme pensei haver paralelos bíblico nesta história,
o que foi confirmado tempos depois.


Não tão bom quanto o primeiro, na minha opinião, o segundo filme e quarto livro da série continua memorável!
Confesso que dos livros esse foi o mais chatinho de ler e o filme tem algumas divergências em relação ao livro mas nada relevante.
Mil e trezentos anos após a primeira viagem as crianças retornam à Nárnia que se encontra devastada pelos Telmarinos.
Mais tarde elas ficarão sabendo que só estão ali por conta de um pedido de socorro feito pelo príncipe dos Telmarinos, Cáspian que teve seu trono usurpado por seu tio.


O livro que mais gostei de ler e por coincidência o melhor filme!
Agora só dois dos protagonistas iniciais irão a Nárnia acompanhados por um primo muito chato, mas um acontecimento incomum fará seu comportamento mudar.
Uma incrível viagem à bordo do mais magnífico navio de Nárnia comandado pelo rei Cáspian através das Ilhas solitárias à procura das espadas dos antigos Lords para quebrar o encantamento do nevoeiro de rapita pessoas.
Explêndido!

Gostaria muito que ainda produzissem pelo menos "A Última Batalha ".

O autor:


C. S. Lewis

Tudo o que sei sobre ele, sem precisar pesquisar na internet (http://pt.wikipedia.org/wiki/Clive_Staples_Lewis), é que era teólogo;
isto e os livros das Crônicas de Nárnia, fazem de C. S. Lewis um de meus "melhores amigos".

Fiquem com Deus e até mais...




4 comentários:

  1. Eu adoro, todos eles, Edmundo será sempre meu preferido de todos! :)

    ResponderExcluir
  2. Não li os livros, mas vi os dois primeiros filmes e dei-me conta que não devo ter visto o terceiro, pelo menos não me lembro da capa ou daquilo que escreves sobre ele. Vai para a minha lista.

    Embora o primeiro conte a novidade e o segundo seja mais parado como dizes, foi este segundo filme que mais me encantou pela possível ameaça de analogia com o nosso mundo e a ameaça de esperança que comunica.
    Como poderei explicar um sentimento? Especialmente num comentário curto?

    Deixo os pormenores que me prenderam: a coragem, a fé, o poder antigo, pelos animais serem "animais" como resultado de como eram tratados pelos homens e, acima de tudo, como aqueles que ainda acreditam podem fazer a diferença.

    Mais do que a história - porque é um conto de fantasia, é a mensagem, aquilo de que a história fala, que me move e comove.
    Adorei!

    Beijo cinéfilo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A viagem do peregrino da Alvorada" é tanto meu filme, como livro preferido de "As Crônicas de Nárnia". O que mais gosto nessa história é a nítida analogia com a Bíblia (apesar dos seres mitológicos)de qualquer forma é uma história linda que encanta crianças e adultos; assim como o pequeno príncipe há camadas que só um adulto vai perceber mas nem for isso uma criança vai deixar de aproveitar. Ainda não li todos os livros e já estou nervosa porque não gravam logo um próximo filme. Ouvi boatos de que estavam para gravar "A cadeira de prata" mas até agora nada. Se te interessas tenho os livros em PDF e posso te mandar se me forneceres um e-mail de contato.

      Excluir