sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Terapias alternativas: Iridologia

Olá,

quando a medicina convencional parece não encontrar as razões de uma patologia (no meu caso depressão/ansiedade) a chance para recuperar a esperança pode estar em terapias alternativas - é o último fôlego que se toma antes de mergulhar.

Não sou profundamente conhecedora do assunto, mas confio na sabedoria milenar em que se baseiam estes profissionais, principalmente porque, diferentemente da medicina convencional, levam em consideração a crença do indivíduo seja ela qual for.



"A iridologia, iridodiagnose ou irisdiagnose é uma forma de diagnose (na etmologia: conhecer através da íris) na qual a análise de padrões, cores e outras características da íris permite que se conheçam as condições gerais de saúde baseada na suposição de que alterações na íris refletem doenças específicas em órgãos. Os praticantes dessa técnica utilizam-se de "mapas da íris" ou ainda "cartas topográficas" que divide a íris em zonas que estão relacionadas a porções específicas do corpo humano. Com a exceção de doenças que também atingem a íris, como intoxicações por cobre (o anel de Kayser-Fleischer na Doença de Wilson), no entanto, não há nenhuma evidência científica que comprove o princípio ou a eficácia do método.
A iridologia não faz diagnóstico em hipótese alguma.1 Para isso, um médico competente realiza exames clínicos e complementares. A iridologia, por sua vez, apenas aponta órgãos fracos, conhecidos como "órgãos de choque" e realiza um trabalho profilático e multidisciplinar.
Sabendo quais os órgãos mais fracos, o iridólogo indica a pessoa para o médico especialista que cuida de determinado problema e ainda para outros profissionais da área da saúde como por exemplo, nutricionistas, fisioterapeutas, naturólogos, dentistas, psicólogos, educadores físicos, entre outros."
Fonte: Wikipédia, mais aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Iridologia

É a segunda vez que entro em contato com uma terapia alternativa: há três anos me tratei com a medicina hortomolecular, que não surtiu efeito por displicência minha; mas isto é assunto para outro artigo.

Usar dos benefícios de uma terapia alternativa exige uma disciplina que você pode não estar disposto a ter. É um processo demorado e isso pode causar um certo estresse - foi o que aconteceu comigo.

Bem, eu decidi tentar de novo porque não estou aguentando, há cinco anos luto contra este fantasma e essa "doença" maldita já levou coisas demais de mim e não posso permitir que leve a minha Esperança, e enquanto houver um fiapo é nele que preciso me agarrar. Não estou muito otimista, mas minha mãe está (devido aos relatos positivos das colegas de trabalho dela que estão fazendo tratamentos com a Terapeuta que visitei ontem) e enquanto eu não recupero o meu otimismo vou ficando com o dela.

Fiquem com Deus e até mais...

P.S.: fique à vontade para compartilhar alguma experiência, porém todo comentário que se parecer com um conselho será excluído principalmente se for relativo à fé; sou evangélica desde que nasci e conheço este discurso decor - eu já o usei.

8 comentários:

  1. Oi, Kika.
    Vou dizer a verdade, eu não acredito muito em terapias alternativas, da mesma forma que não acredito em homeopatia, mas penso que as pessoas devem sim seguir e fazer aquilo que acreditam. Se alguém acredita em alguma coisa, quem sou eu pra dizer que ela está errada?
    Por isso, te desejo sorte com o tratamento, espero que tudo fique bem e que você se recupere.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá primeira vez, quando consultei com a hortomolecular, fui completamente no escuro, sem conhecer nada, mas desta vez tenho testemunho de pessoas que estão tendo sucesso naquilo que foram buscar. Terapia alternativa não é achismo como muitos passam pensar, é observação, é uma ciência como qualquer outra. O corpo dá sinais quando estamos doentes e fica tudo gravado, no sangue, na íres do olho, etc... como uma cicatriz. E diferente de você eu acredito em remédios naturais, pois eles são a base para todos os outros, mas às vezes estamos tão intoxicados que eles não funcionam mais, é preciso limpar o organismo primeiro.

      Excluir
    2. Eu acredito em remédios naturais sim, só não acredito na homeopatia. Você já viu como funciona? Quando descobri como é que se faz fiquei boba, as pessoas ingeriam chumbo para tentar curar alguma coisa, não lembro agora o que era, então as pessoas que consumiam mais chumbo morriam primeiro que as pessoas que consumiam menos. Dessa ideia surgiu a homeopatia, dizendo que quanto menos, melhor. Não sei dizer as quantidades exatas, mas imagine colocar uma cota do remédio em 100.000 litros de água, isso seria um remédio homeopático. Quando alguém pergunta como uma gota de remédio em 100.000 de água pode ajudar, eles respondem que a essência do remédio está lá.
      Mas é como disse, as pessoas devem fazer e usar aquilo que acreditam, minha mãe mesmo adora remédios homeopáticos.

      Excluir
  2. Engraçado é que esse é um dos males mais frequentes ultimamente entre as mulheres depressão/ansiedade.
    Ficamos mau e descontamos toda a raiva em comer horrores, como se a comida fosse espantar a depressão.
    Ja passei por dois períodos desse tipo, sei muito bem o que é, pior é quando muita gente nao entende e acha que tudo é frescura, como se quissemos estar nesse estado.
    A ultima vez que tive depressao, eu chorava demais e comia como louca, imagina de 53kg passei a pesar 67kg, e engraçado que eu nao parecia estar somente gorda e sim inchada, me sentia pessima e minhas roupas calças 36 38 nao entravam nas pernas e eu me sentia muito mau com isso, e chorava horrores, e comia mais ainda.
    Sempre pedia que Deus me ajudasse pq sozinha eu nao conseguiria.
    Foi quando um dia, um "filho da puta" (desculpe o palavrao), chegou em mim e falou Nooooooooooooooosaaaaaaaaa como voce esta gorda. Eu me senti tão tao tao mau, olhei p ele e disse que Quem tinha que achar alguma coisa seria meu marido, enfim aquilo serviu p eu ver o que estava fazendo comigo.
    Foi quando baixei aulas de aerobox a internet e comprei uma caminha de jump e fazia aulas de aero jump, em 5 meses emagreci 13 kg, quando eu sentia vontade de comer bebia muita agua, quando me sentia triste eu malhava, e Deus me deu muita muita força mesmo, sozinha eu nao teria conseguido, e tenho um marido maravilhoso ao meu lado, que em nenhum dia deixou de dizer o quanto eu era linda, mesmo quando eu nao me sentia assim.
    Kika te desejo todo o sucesso, seja qual for o caminho que vc seguir, acredite primeiramente que Deus é o centro e a força da sua vida, e acredite em voce mesma, voce tem muito potencial garota.
    super bjus Candie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo é estranho, pq fas pessoas dizem que não preciso emagrecer e isso me deixa ainda pior. Nunca liguei pro que os outros pensam, sou eu que não quero ser assim! E sim, Deus está no controle; é ele quem coloca as alternativas no nosso caminho. Deus deu sabedoria aos profissionais para que nos ajudassem. Não adianta esperar a solução ir do céu e quando ela cai não agarrá-la. Valeu a força!

      Excluir